Image

Sexualidade - do Prazer ao Sofrer - 2ª edição

Sexualidade é um assunto inesgotável, em constante discussão e que, inegavelmente, desperta a atenção do público. A segunda edição de Sexualidade | Do Prazer ao Sofrer, ampliada e atualizada, apresenta diferentes perspectivas e questionamentos sobre o tema. Dividida em nove partes e elaborada com a colaboração de experts de diferentes áreas de atuação, esta obra apresenta as dimensões histórica, conceitual, biológica, biopsicossocial, sociocultural, jurídica, de saúde pública e da educação e esclarece mitos, preconceitos e tabus da Sexologia. Indicada a psicólogos, psiquiatras, médicos e psicoterapeutas, esta obra motiva e auxilia os profissionais a (re)descobrirem a sexualidade, dirimindo dúvidas e suscitando novas questões acerca deste tema tão desafiador e apaixonante.

Autoras: Alessandra Diehl e Denise Leite Vieira
Image

Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas - 2ª edição

Completamente revisada e atualizada, a 2a edição de Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas mostra que discussões e reflexões sobre os diversos tipos de drogas são cada vez mais necessárias, tendo por base um conhecimento científico sólido. Esta é uma fonte indispensável para quem estuda ou trabalha com a área da saúde, e foi desenvolvida por mais de 100 profissionais e pesquisadores, em conformidade com o DSM - V.

Autores: Diehl, Alessandra- Cordeiro, Daniel Cruz - Laranjeira, Ronaldo
Image

O Tratamento da dependência química e as terapias cognitivo comportamentais 2ª Edição

As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – entre eles, os transtornos por uso de substâncias –, e sua aplicação tem se mostrado eficaz para o alcance e para a manutenção da abstinência, seja em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Referência na área da dependência química pela forma como aborda o assunto e pelos autores de seus capítulos, este livro foi elaborado para auxiliar no processo diagnóstico, reunindo, também, o que há de mais atual em relação às abordagens psicoterapêuticas, colaborando para um atendimento de excelência a pessoas que sofrem de dependência química. É fundamental prestar um cuidado humano e especializado a esses indivíduos tão vulneráveis e carentes de atenção.

Autores: Neide Zanelatto e Ronaldo Laranjeira
Image

Intervenções Familiares para o Abuso e Dependência de Álcool outras Drogas

Intevencoes Familiares é um livro pioneiro e completo sobre como auxiliar e trabalhar com famílias que apresentam vulnerabilidades sociais - entre elas a do abuso e dependência química.
Organizado em quatro partes, esta obra aborda os principais procedimentos e orientações terapëuticas para o atendimento de familias que convivem com problemas de abuso e dependëncia de alcool e outras drogas.
Com valiosos esclarecimentos sobre padrões de comportamento familiar, abordagëns terapëuticas, e questões emocionais como luto, violëncia e religiosidade.
Trata-se de um excelente manual pratico para psicologos,  assstentes sociais,  medicos, enfermeiros, conselheiros e educadores.

Autora: Roberta Paya e colaboradores
Image

Aconselhamento em Dependência Química - Terceira Edição

Em sua terceira edição, Aconselhamento em Dependência Química traz a atualização necessária aos profissionais da área da saúde que desejam aperfeiçoar o cuidado a dependentes de álcool e outras substâncias. Com linguagem clara e didática, apresenta as substâncias mais comuns de consumo abusivo e, assim, facilita o aconselhamento pelos profissionais em atividade clínica e assistencial, além de auxiliar no estabelecimento de condições de reabilitação aos pacientes em tratamento.

Elaborados por especialistas, os capítulos estão divididos de acordo com os temas mais relevantes e atuais na área da dependência química (bases teóricas do uso de substâncias, tratamento e noções de prevenção, organização de serviços e saúde pública), garantindo a todos os profissionais a oportunidade de ampliar sua capacitação e conhecimentos.

Autores: Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira e colaboradores 
Image

Família e Dependência Química: Uma Experiência de Prevenção com Crianças

Nossa intenção é dividir com os interessados a experiência de 7 anos de existência do serviço CUIDA (Centro Utilitário de Intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes de Álcool e outras Drogas).

Este livro procura trazer informações sobre crianças e adolescentes que acabam sendo a vítima indireta do consumo de álcool e outras drogas, mas que sofre diretamente as conseqüências deste envolvimento, uma vez que não tiveram o livre arbítrio para dizer “sim” ou “não” frente às conseqüências geradas pela dependência química na família. Temos histórias felizes e muito tristes para compartilhar, mas o mais importante é pensar que temos algo a fazer no âmbito da saúde, cujo custo benefício é surpreendente, não só no sentido das vidas que são literalmente salvas, mas como diminuição de morbidade e mortalidade, bem como diminuição da violência física, doméstica e psicológica.

O livro é dividido em 9 capítulos, sendo que os quatro iniciais fornecem um panorama geral do publico alvo e a estrutura de funcionamento do CUIDA. Os capítulos restantes retratam em detalhes a proposta de trabalho desenvolvida. Por fim, contamos com uma seção com todos os anexos dos serviço, que fornecem uma idéia clara da rotina administrativa, bem como algumas entrevistas com alguns dos assistidos no CUIDA.

Autores: Neliana Buzi Figlie, Elizabete Milagres e Jaime Crowe 

Image

Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas. O que cada um de nós pode e deve fazer?

Prevenir o uso indevido de álcool e outras drogas constitui ação de inquestionável relevância nos mais diversos contextos sociais, em função da complexidade da questão e dos prejuízos associados ao abuso e à dependência a essas substâncias psicoativas. Este assunto é abordado no livro Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?

A obra preenche a lacuna existente na literatura nacional acerca do tema Prevenção. O objetivo da psiquiatra Alessandra Diehl e da psicóloga Neliana Buzi Figlie ao realizarem esta obra foi informar, de forma clara e objetiva, aos profissionais da Saúde, da Educação, de Mídia, da Justiça, do Trabalho, da Assistência e Bem Estar, familiares e líderes comunitários, entre outros, sobre como fazer a prevenção ao uso/consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bem como suas respectivas consequências nas esferas biopsicossociais.

Entre os assuntos abordados no livro estão: os fundamentos que envolvem uma intervenção preventiva; a aplicabilidade da prevenção nos ambientes escolar, comunitário, do trabalho e na justiça e como planejar um projeto de prevenção; a prática preventiva e suas interfaces com outras conexões importantes relacionadas à prevenção, tais como resiliência, bullying e violência; o desafio das dependências não químicas; a importância dos limites e da mídia; a relação entre a sexualidade e o uso de drogas na promoção da prevenção; a importância da família nesse processo e a prevenção por meio de boas práticas nacionais e internacionais.

Autores: Alessandra Diehl e Neliana Buzi Figlie

Image

Dinâmicas de Grupo e Atividades Clínicas Aplicadas

O livro Dinâmicas de Grupo Aplicadas o Tratamento da Dependência Química deu origem ao livro atual, que foi acrescido de atividades clínicas que podem ser utilizadas tanto individualmente quanto em grupo e com familiares. A utilidade da leitura desta obra, Dinâmicas de Grupo e Atividades Clínicas Aplicadas ao Uso de Substâncias Psicoativas, consiste em adquirir um conjunto de ferramentas práticas para os profissionais que trabalham com grupos no tratamento da dependência química e que acreditam na ampliação de recursos técnicos como forma de aprimoramento e crescimento para lidar com os desafios da área.

Com um roteiro claro e objetivo e com a colaboração de profissionais de referência da área, este livro foi organizado em três partes, o que inclui referencial teórico básico para quem pretende trabalhar com dependência química e com grupos; aplicação e procedimentos de 261 dinâmicas de grupo para as diversas fases do tratamento; e atividades para o trabalho com populações específicas, dentre elas: adolescentes, filhos de dependentes químicos, mulheres, diversidade sexual, pacientes com danos cognitivos, idosos e pacientes com comorbidades psiquiátricas devido ao uso de substâncias.

Autores: Neliana Buzi Figlie e Roberta Payá

Image

Tratamento Psicológico do Usuário de Maconha e seus Familiares

Tratamento Psicológico do Usuário de Maconha e seus Familiares: um Manual para Terapeutas é uma obra de grande utilidade que apresenta um modelo de tratamento específico para o usuário da maconha e seus familiares. A obra é fundamentada nos mais recentes conhecimentos científicos sobre as conseqüências do abuso de maconha e nas experiências pessoais das autoras na aplicação de modelos de tratamento. Aborda conceitos atualizados sobre entrevista motivacional, modelos de prevenção da recaída e de treinamento de habilidades sociais, terapia cognitivo-comportamental e dependência de substâncias psicoativas, além de dados importantes a respeito da maconha, seus efeitos, mitos e verdades.

O modelo de tratamento descrito nesta obra segue uma abordagem breve, com foco específico, a partir de sessões estruturadas descritas em detalhes, podendo ser adotado para tratamento individual e em grupo.

Inclui materiais teóricos e questionários usados no tratamento, alguns a serem entregues aos participantes, e um manual de orientação de como as técnicas apresentadas podem ser adaptadas ao ambiente escolar e aplicadas na prevenção do uso de substâncias na comunidade. (Ed. Roca – Grupo GEN).

Autores: Neide A. Zanelatto e Flavia Serebreanic Jungerman

Image

Sexualidade do Prazer ao Sofrer

1 A Sexualidade Humana do Passado ao Presente
2 Anatomia, Fisiologia e Neurobiologia Sexual
3 Sexualidade e os Ciclos da Vida: Infância
4 Sexualidade e os Ciclos da Vida: Adolescência
5 Sexualidade e os Ciclos da Vida: Adultos
6 Sexualidade Durante a Gestação e o Puerpério
7 Sexualidade e os Ciclos da Vida: Terceira Idade
8 Sexualidade em Populações Especiais
9 Orientação Sexual: Hetero, Gay, Lésbica ou Bissexual?
10 Transtorno de Identidade de Gênero na Infância e Adolescência
11 Transtorno de Identidade de Gênero em Adultos
12 Transtornos de Preferência Sexual
13 Compulsão Sexual
14 Sexo à Venda: Prostituição, Pornografia e a Indústria do Sexo
15 Abuso Sexual e Incesto
16 Infecções Sexualmente Transmissíveis
17 HIV e AIDS: Fatos e Contextos Relacionados com a Sexualidade
18 Anticoncepção
19 O Casal Infértil e a Reprodução Assistida
20 Disfunções Sexuais em Mulheres
21 Disfunções Sexuais em Homens
22 Psicoterapias Sexuais
23 O Sexo e a Lei
24 Sexualidade, Religião e Espiritualidade
25 Família e Sexualidade
26 Sexo, Drogas e Rock and Roll
27 Psicofármacos e a Sexualidade
28 Pesquisa em Sexualidade
29 Mídia e Sexualidade: Desafios dos Tempos Modernos
30 Olhando para o Futuro: Educação e Prevenção em Saúde Sexual
Índice Remissivo

Autoras: Alessandra Diehl e Denise Leite Vieira 

Image

O tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-Comportamentais.

A dependência de substâncias é um fenômeno complexo, cujo tratamento deve considerar inúmeras condições, sendo cada paciente visto em sua individualidade. O clínico que atua nessa área não deve desviar-se de seu objetivo principal, que é auxiliar o indivíduo, buscando modificar os comportamentos que facilitam a manutenção da dependência, utilizando, para isso, ferramentas terapêuticas cujos resultados são baseados em evidências.
 
As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – entre eles os transtornos por uso de substâncias –, e sua aplicação no contexto do tratamento tem se mostrado eficaz tanto para o alcance quanto para a manutenção da abstinência, seja em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Este livro, resultado do trabalho de importantes clínicos e pesquisadores na área,  se debruça sobre essas abordagens terapêuticas, focando três grupos de correntes teóricas: as terapias de reestruturação cognitiva, as de resolução de problemas e as de treinamento de habilidades. (Ed. Artmed).

Autores: Neide A. Zanelatto e Ronaldo Laranjeira 


Image

Intercâmbio das Psicoterapias - Como cada Abordagem Compreende o s Transtornos Psiquíatricos.

Intercâmbio das Psicoterapias descreve de forma ampla e didática de que forma cada abordagem psicoterapêutica compreende os transtornos psiquiátricos. Neliana Buzi Figlie escreveu um capítulo sobre Conceitos Básicos na Terapia Cognitiva e coordenou juntamente com Raphael Cangelli Filho, o Módulo de Terapia Cognitivo-Comportamental.

Autores: Roberta Paya e Cols. Intercãmbio das Psicoterapias
Image

Dependência Química - Prevenção , Tratamento e Políticas Públicas. 1 edição

Este livro nasceu da pretensão de seus organizadores juntamente à editora em oferecer aos leitores a mais completa literatura nacional relacionada ao tema da dependência química, incluindo não apenas o usual campo científico como também abordando outros assuntos que não são tão comuns em âmbito literário voltado à dependência química. Neste livro, mais de 100 destacados profissionais e pesquisadores brasileiros que se dedicam ao estudo e ao tratamento dessa condição oferecem aos leitores a mais completa literatura nacional relacionada ao tema. Foi idealizado para ser fonte de conhecimento e atualização, discussões e reflexões, proporcionando ao leitor de diversas áreas da saúde um embasamento científico sólido suficiente para ampliar sua visão crítica a respeito das drogas, estratégias de prevenção, tratamento medicamentoso e psicoterápico assim como das políticas públicas envolvidas neste tema de tamanha complexidade.

Autores: Alessandra Diehl, Daniel Cruz Cordeiro, Ronaldo Laranjeira e colaboradores
Image

Tratamentos Farmacológicos para Dependência Química

Lidar com o crescente número de artigos científicos e encontrar respostas efetivas à demanda de atualização, mantendo um conhecimento sólido, flexível e dinâmico é um dos principais desafios enfrentados por quem atende pacientes com dependência química. Neste livro abrangente, destacados autores brasileiros sistematizam os dados mais atuais sobre o tema.

Autor: Alessandra Diehl; Daniel Cruz Cordeiro; Ronaldo Laranjeira; Colaboradores 
Image

Boas Práticas no Tratamento do Uso e Dependência de Substâncias

É inegável que o uso de substâncias atinge a todos, independente de sexo, raça ou classe social:
– Morbidade e mortalidade;
– Internações hospitalares;
– Violência;
– Acidentes, entre outros.

Trata-se de uma questão de saúde publica com conseqüências na vida familiar, social, profissional e na saúde de adultos, adolescentes e crianças.

Este livro visa instrumentalizar os profissionais no sentido de aprimorar as habilidades diagnósticas e clínicas dentro do universo do tratamento do consumo de álcool, maconha e cocaína, de modo a viabilizar as lições aprendidas através da experiência teórica e prática de seus autores, desde avaliação clínica, tratamento e conduta farmacológica, psiquiátrica e psicológica, com apresentação de casos clínicos e abordagens psicossociais.

Autores: Neliana Buzi Figlie; Daniel Cordeiro, Ronaldo Laranjeira e colaboradores